terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

"3 territórios - Prémios Nacionais de Artesanato" Entrevista a Alexandre Rosa


Alexandre Rosa, 57 anos, natural de Ferreira do Alentejo
é, desde Maio de 2005, Vice-presidente do Instituto do Emprego
e Formação Profissional.
Estando sob a sua alçada a responsabilidade da organização

da exibição em Portugal da exposição itinerante
"3 territórios - Prémios Nacionais de Artesanato", que se irá realizar em Lisboa,
de 10 a 27 de Fevereiro, no Espaço Docas, Artes&Etc.,
resolvemos fazer-lhe a pequena entrevista que se segue.

Espaço Docas – Quais são as principais tarefas do cargo que desempenha?

Alexandre Rosa – Sou VP do IEFP, entidade que tem a seu cargo a execução das políticas de emprego e formação profissional no território do Continente.
A sua acção desenvolve-se através de uma rede de Centros de Emprego e de Formação Profissional distribuída por todo o território do continente.
No âmbito da sua actividade o IEFP é, ainda, a entidade pública responsável pelo apoio ao artesanato, enquanto sector de actividade criador de emprego. O PPART – Programa de Promoção dos Ofícios e das Microempresas Artesanais – é um programa que funciona no IEFP sob a minha supervisão, embora com um Coordenador operacional que é o Dr. Fernando Gaspar, a quem muito se deve a qualidade do trabalho que vimos desenvolvendo na criação de condições de apoio e promoção do nosso Artesanato.
Cabe ao IEFP, através do PPART, a gestão do Estatuto do Artesão – através do qual se garante a emissão das Cartas de Artesão e de Unidades Produtivas Artesanais – bem como do Registo Nacional do Artesanato.
As minhas tarefas são, por isso, múltiplas mas todas orientadas para a administração do serviço público de emprego.

ED – Pode descrever a Exposição que estará presente no Espaço Docas, durante o mês de Fevereiro?

AR – Trata-se de uma mostra que pretende dar a conhecer internacionalmente as obras galardoadas nos diferentes certames que se organizam em Espanha, França e Portugal sob a designação comum de Prémios Nacionais de Artesanato e que se destacam pela sua qualidade e excelência. Irão estar patentes ao público um total de 30 peças (10 de cada país), de áreas diversificadas, como a cerâmica, o vidro, o têxtil/vestuário, a joalharia ou o mobiliário.

No caso português, o Prémio Nacional de Artesanato, de edição bienal, é instituído pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade, através do IEFP, conta com duas categorias - Artesanto Tradicional e Artesanato Contemporâneo, e já leva mais de 20 anos de realização ininterrupta. As 10 obras portuguesas foram seleccionadas de entre as peças premiadas em 2001, 2003, 2005 e 2009, e entrou em linha de conta com o conceito global delineado para a exposição.

Quero dizer também que a exposição "3 territórios" é uma das acções que integram o Projecto EUROART, liderado pela Fundação Espanhola para a Inovação do Artesanato (FUNDESARTE) e tendo como parceiros o Instituto Nacional dos Ofícios Artesanais (INMA) de França, e o IEFP em Portugal, e tem o objectivo de demonstrar a vitalidade do sector do artesanato simbolizada nas obras de grande valor cultural, estético e funcional que vão ser exibidas.

ED – Como vê o panorama actual do Artesanato português e quais os passos que os organismos oficiais, como o seu,
têm feito para protecção e desenvolvimento do mesmo?

AR – Eu vejo o sector do artesanato como uma grande mais valia para a afirmação da nossa identidade e, por isso, com um grande futuro. Num mundo tão globalizado como aquele em que vivemos e em que tudo tende a ser igual, importa tirar partido do que nos distingue. O nosso Artesanato faz parte, sem dúvida, desses elementos distintivos que contribuem para a nossa afirmação no mundo. A preservação as nossas tradições, não fechando, antes pelo contrário, caminho à inovação e à incorporação de elementos de modernidade, como o fazem, por exemplo e entre muitos outros, as Mulheres da Serra de Montemuro, é, seguramente, um caminho que, para beneficio de todos, podemos e devemos explorar.

O IEFP, através do PPART e de toda a sua rede de Serviços Locais e Regionais, disponibiliza um conjunto de instrumentos orientados para o apoio, promoção e valorização do nosso artesanato e dos artesãos, em que se salientam:
- Emissão das Cartas de Artesão e de Unidade Produtiva Artesanal nas áreas alimentar e não alimentar, de acordo com o previsto em legislação própria;
- Implementação e actualização periódica do Registo Nacional do Artesanato, disponível em e onde constam todos os Artesãos e Unidades Produtivas Artesanais portadores de carta ;
- Promoção do processo de qualificação e certificação de produtos artesanais tradicionais, em articulação com associações de produtores, autarquias locais, associações de desenvolvimento, etc.;
- Realização de actividades de promoção e valorização do artesanato, de formação de artesãos e de participação em projectos de apoio técnico;
- Co-edição da revista “Mãos”, publicação semestral especializada em artes e ofícios;
- Concessão de apoio financeiro à organização de feiras de artesanato e à participação dos artesãos nas mesmas;
- Participação institucional na FIA – Feira Internacional de Artesanato (Lisboa) através de uma exposição temática em cada edição, com publicação de catálogo, e do apoio financeiro à participação de 120 artesãos provenientes de todo o país, no Pavilhão dedicado ao Artesanato Português, uma iniciativa que já leva 20 anos;
- Realização do Prémio Nacional de Artesanato, iniciativa que já referi.

ED – Para terminar, qual é a sua opinião acerca do Espaço Docas e do Projecto Artes&Etc, no geral?

AR – Pelo que conheço do Espaço e do Projecto devo dizer que tenho uma opinião positiva. Acho, aliás, que a melhor forma de ajudar o nosso artesanato e os nossos artesãos é, mais do que pensar em subsídios, criar condições para a comercialização dos seus produtos. Sou daqueles que pensam que o artesanato terá futuro e os nossos artesãos poderão viver dele se conseguirem colocar os seus produtos no mercado. E que os circuitos de comercialização do nosso artesanato devem, tanto quanto possível, desenvolver-se em paralelo com os circuitos normais. O nosso artesanato tem muita qualidade. Tem produtos vendáveis em qualquer parte do mundo. Por vezes faltam os canais de comercialização. E o Espaço Docas e o Projecto Artes&Etc, tal como alguns outros projectos empresariais de comercialização das nossas artes tradicionais, é por isso credor, justamente, dos meus votos de maior sucesso.

Sem comentários:

Enviar um comentário